.::Introdução::.
A ideia de criar o BOPE surgiu após o trágico desfecho da ocorrência com reféns no Instituto Penal Evaristo de Moraes, conhecido como “Galpão da Quinta”, em 1974. Na ocasião o diretor do presídio, o Major PM Darcy Bittencourt, que era mantido refém pelos criminosos que tentavam fuga, foi morto juntamente com alguns presos após a intervenção da força policial. O então Capitão PM Paulo César de Amêndola, que presenciou o gerenciamento daquela crise, propôs ao Comandante Geral a criação de um grupo de policiais que fossem especificamente treinados para atuar em ações de extremo risco.
Dessa forma, em 19 de janeiro de 1978 foi criado o Númod da Companhia de Operações Especiais (NuCOE), instalado no Centro de Formação e Aperfeiçoamento de Praças (CFAP), em Sulacap.
Os policiais que formaram o NuCOE eram voluntários, dotados de comprovada integridade moral e alguns possuíam especialização nas Forças Armadas, tais como o Estágio de Operações Especiais, Curso de Guerra na Selva ou o Curso de Contra Guerrilha – CONGUE (origem do Curso Especial de Comandos Anfíbios – ComAnf).
Em 1982, o númod mudou sua designação para Companhia de Operações Especiais (COE), passando a funcionar nas instalações do Batalhão de Polícia de Choque (BPChq), no Estácio. Após seis anos, o COE transformou-se na Companhia Independente de Operações Especiais (CIOE), porém sua instalação continuou sendo dentro do BPChq.
Finalmente em 1º de março de 1991 foi criado o Batalhão de Operações Policiais Especiais (BOPE), ficando extinta a CIOE, mas permanecendo no interior das instalações do BPChq.
Somente em dezembro de 2000, a unidade ganhou instalações próprias, um antigo prédio abandonado no alto da comunidade Tavares Bastos, em Laranjeiras.
Em 2011, o BOPE passou a fazer parte do Comando de Operações Especiais (COE), que também inclui o Batalhão de Polícia de Choque (BPChq), o Batalhão de Ações com Cães (BAC), o Grupamento Aeromóvel (GAM) e o Grupamento Marítimo Fluvial (GMF). Por conta dos planos de segurança para a Copa de Mundo e Olimpíadas, a sede da unidade tem previsão de mudança para a região de Ramos, na área de um antigo quartel do Exército, com localização estratégica na cidade, tendo ligação direta com as principais vias expressas da cidade.
.::Requisitos Minimos::.
Ser Level 3+
Ser Ativo
Ser RPG
.::Regras::.
Não Cometer DM
Não Cometer DB
Respeitar Lider/Sub
Não Pedir Cargo
Não Xingar no /R
Não Floodar no /R
Respeitar Todos Os Membros Da Corporação
Não Ser Corrupto
Não Abusar do Poder
Não deixar Carros da Org Espalhados na Rua
Evitar deixar que a Gasolina Acabe
EM Uma OP Sempre Obedecer Cargos Maiores
.::Comandos::.
Comunicação
/r = Rádio: Usado para falar com os membros do BOPE.
/d = Departamento: Usado para falar com as outras unidades (PC / PM /
EXERCITO / ETC...).
/gov = Governo: Usado para falar algo do governo
para o server ( Testes ,
operações , Treinos , Noticiais ) [SOMENTE
PARA CARGO 5+]
/m = Megafone: Usado para falar algo quando a pessoa
estiver longe, é
utilizado para rondas.
Crimes.
/su [id] [crime] = Suspeito: Usado para
reportar algum crime.
/procurados = Usado para ver os procurados
pela polícia.
/procurar [id] = Usado para achar suspeitos.
/prender [preço] [minutos] [fiança: 1=sim, 2=não] [preço da fiança] =
Usado
para prender um suspeito, o comando irá tentar prender a
pessoa que está
mais próxima de você, portanto, fique perto do
criminoso. OBS:
[Preço] é a quantia de grana que o procurado vai
PERDER quando você prender
ele, faça 1k para cada /su [ID]
[CRIME] que ele tem.
Portanto, ficará assim para prender alguém
com 2 /su [ID] [CRIME] o comando
vai ficar : /prender 2000
[minuos] 0 1.
/algemar [id] = Serve para você algemar algum
suspeito.
/desalgemar [id] = Serve pra desalgemar o suspeito.
/multar [id] [preço] = Usado para multar alguém.
Revistas e Rondas.
/revistar [id] = Usado para revistar alguém
(Só pode ser usado se a pessoa
estiver com /handsup)
/bafometro [id] = Serve para você ver a quantidade de álcool no sangue
da
pessoa.
/retirar [objeto] [id] = Para retirar dorgas,
armas, materiais ou licenças.
/br = Barreira: Serve pra você
criar uma barreira.
/rmbr = Remover todas as Barreiras: Serve
para remover todas as barreiras do
servidor (somente cargo 5+
pode usar).
Outros Comandos
/do = Dominar: Usado para dominar um
território.
/arrombar = Serve para você arrombar algum lugar,
seja casa, mansão,entre outros...
/ajudaemprego = Para ver alguns
desses comandos.
.::Tipos de SU::.
/su H - Homicídio
/su TH - Tentativa de homicídio
/su PIA - Porte ilegal de armas
/su PID - Porte ilegal de drogas
/su PIM - Porte ilegal de materiais
/su DOP - Derespeito à ordem policial
/su RM - Rajeição à multa
/su RMD - Rejeição à mostrar documentos
/su DPP - Depedração à patrimônio público
/su FUGA - Fuga após voz de prisão
/su CI - Corrida ilegal
/su RP - Resistência à prisão
/su AP - Aumento de pena
/su AGRESSÃO - Quando é agredido por alguém
/su CF - Cúmplice de fuga
/su SEQ - Sequestro
Ser Level 3+
Ser Ativo
Ser RPG
.::Regras::.
Não Cometer DM
Não Cometer DB
Respeitar Lider/Sub
Não Pedir Cargo
Não Xingar no /R
Não Floodar no /R
Respeitar Todos Os Membros Da Corporação
Não Ser Corrupto
Não Abusar do Poder
Não deixar Carros da Org Espalhados na Rua
Evitar deixar que a Gasolina Acabe
EM Uma OP Sempre Obedecer Cargos Maiores
.::Comandos::.
Comunicação
/r = Rádio: Usado para falar com os membros do BOPE.
/d = Departamento: Usado para falar com as outras unidades (PC / PM /
EXERCITO / ETC...).
/gov = Governo: Usado para falar algo do governo
para o server ( Testes ,
operações , Treinos , Noticiais ) [SOMENTE
PARA CARGO 5+]
/m = Megafone: Usado para falar algo quando a pessoa
estiver longe, é
utilizado para rondas.
Crimes.
/su [id] [crime] = Suspeito: Usado para
reportar algum crime.
/procurados = Usado para ver os procurados
pela polícia.
/procurar [id] = Usado para achar suspeitos.
/prender [preço] [minutos] [fiança: 1=sim, 2=não] [preço da fiança] =
Usado
para prender um suspeito, o comando irá tentar prender a
pessoa que está
mais próxima de você, portanto, fique perto do
criminoso. OBS:
[Preço] é a quantia de grana que o procurado vai
PERDER quando você prender
ele, faça 1k para cada /su [ID]
[CRIME] que ele tem.
Portanto, ficará assim para prender alguém
com 2 /su [ID] [CRIME] o comando
vai ficar : /prender 2000
[minuos] 0 1.
/algemar [id] = Serve para você algemar algum
suspeito.
/desalgemar [id] = Serve pra desalgemar o suspeito.
/multar [id] [preço] = Usado para multar alguém.
Revistas e Rondas.
/revistar [id] = Usado para revistar alguém
(Só pode ser usado se a pessoa
estiver com /handsup)
/bafometro [id] = Serve para você ver a quantidade de álcool no sangue
da
pessoa.
/retirar [objeto] [id] = Para retirar dorgas,
armas, materiais ou licenças.
/br = Barreira: Serve pra você
criar uma barreira.
/rmbr = Remover todas as Barreiras: Serve
para remover todas as barreiras do
servidor (somente cargo 5+
pode usar).
Outros Comandos
/do = Dominar: Usado para dominar um
território.
/arrombar = Serve para você arrombar algum lugar,
seja casa, mansão,entre outros...
/ajudaemprego = Para ver alguns
desses comandos.
.::Tipos de SU::.
/su H - Homicídio
/su TH - Tentativa de homicídio
/su PIA - Porte ilegal de armas
/su PID - Porte ilegal de drogas
/su PIM - Porte ilegal de materiais
/su DOP - Derespeito à ordem policial
/su RM - Rajeição à multa
/su RMD - Rejeição à mostrar documentos
/su DPP - Depedração à patrimônio público
/su FUGA - Fuga após voz de prisão
/su CI - Corrida ilegal
/su RP - Resistência à prisão
/su AP - Aumento de pena
/su AGRESSÃO - Quando é agredido por alguém
/su CF - Cúmplice de fuga
/su SEQ - Sequestro