• Índice
- Origem
- O que é?
- Recrutamento
- Requisitos
- Uso obrigatório
- Códigos Q
- Aplicação de multa
- Regras Gerais
- Atos abusivos e proibidos
- Variações de (/su)speito e formas de aplicação
- Blitz
- Operações
- Rondas
- Captura de procurados
- Comandos básicos
- Cargos e suas funções
- Quartel General
- Viaturas e seus cuidados
- Ouvidoria
- Treinamentos
- Unidade de Intervenção Tática
- Salário e Promoções
• Origem
A ideia de um grupo de policiais que fossem especificamente treinados para atuar em situações de extremo risco surgiu após o trágico desfecho da ocorrência com reféns no Instituto Penal Evaristo de Moraes, em 1974. Na ocasião o diretor do presídio, o Major PM Darcy Bittencourt, que era mantido refém pelos criminosos que tentavam fuga, foi morto juntamente com alguns presos após a intervenção da força policial. Foi criado em 19 de janeiro de 1978, pelo Boletim da Polícia Militar n° 014 da mesma data como Númod da Companhia de Operações Especiais (NuCOE), através de um projeto elaborado e apresentado pelo capitão PM Paulo César de Amendola de Souza, que presenciou a crise, ao então comandante-geral da PMERJ, coronel Mário José Sotero de Menezes. O NuCOE era formado por policiais voluntários, dotados de comprovada integridade moral, e alguns possuíam especialização nas Forças Armadas, tais como o Estágio de Operações Especiais, o Curso de Guerra na Selva (ambos do Exército) e o Curso de Contra Guerrilha (CONGUE), dos Comandos Anfíbios. Funcionava em um acampamento nas dependências CFAP-31 em Sulacap, na zona norte do Rio, e era subordinado operacionalmente ao chefe do Estado-Maior da PMERJ. Eram 12 barracas para cerca de 30 policiais.
Em 1980 passou a ter como símbolo a caveira trespassada por um punhal, ornado por duas garruchas cruzadas.
Pelo Boletim da PM n° 33, de 7 de abril de 1982, por resolução do comandante-geral, o NuCOE passou a funcionar nas instalações do Batalhão de Polícia de Choque, fazendo parte da orgânica daquela unidade e recebendo a designação de Companhia de Operações Especiais (COE).
Em 27 de junho de 1984, através da publicação em Boletim da PM n° 120, a COE passou a ser denominada Númod de Companhia Independente de Operações Especiais (NuCIOE), funcionando nas instalações físicas do Regimento Marechal Caetano de Farias, ficando subordinado apenas administrativamente ao BPChq, retornando sua subordinação operacional ao chefe do EMG.
Pelo decreto-lei n° 11.094 de 23 de março de 1988, foi criada a Companhia Independente de Operações Especiais (CIOE), com suas missões próprias em todo o Estado do Rio de Janeiro, que seriam determinadas pelo comandante-geral. Nesse mesmo ano, ocorreu o seu batismo de fogo para operações em favelas, quando foram chamados para resolver uma guerra para controle de bocas de fumo na Rocinha.
Finalmente, pelo decreto n° 16.374 de 1 de março de 1991, deu-se a criação do Batalhão de Operações Policiais Especiais (BOPE), ficando extinto a CIOE.
• O que é?
O Batalhão de Operações Policiais Especiais (BOPE) é uma força de intervenção da Polícia Militar do Estado do Rio de Janeiro responsável por atuar em situações críticas, sendo a reserva tática de pronto emprego da Corporação. Seu efetivo é voluntário, formado por policiais de elevado preparo técnico, tático e psicológico.
Hoje o BOPE é um batalhão conhecido em todo o Brasil e também fora dele. Com mais de três décadas de existência, com trajetória ampla e diversificada, na busca constante da excelência operacional.
• Recrutamento
O recrutamento para o Batalhão de Operações Especiais funcionará de maneira diferente aos testes de recrutamento das organizações. Nós não aceitaremos testes ligando para o líder, como o BOPE é uma tropa de elite da Polícia Militar, o indivíduo que tiver ambição de entrar na organização deverá ter um tempo como policial, quando tiver uma grande experiência na área, buscar o líder para pedir a transferência. Com a transferência aceita, seu teste será agendado e comunicado pelo líder.
• Requisitos
Para ter chances de entrar para o BOPE você deve ter os seguintes requisitos:
- Possuir level igual ou superior a cinco.
- Possuir grande experiência como Policial.
- Ser um jogador RPG.
- Ser um jogador ativo dentro do jogo.
- Ser habilidoso em combate direto. (1x1)
- Ser um bom ouvinte.
- Ter boa reputação dentro do servidor.
- Prestativo.
- Paciente e calmo.
- Habilidade de trabalho em equipe.
- Habilidade de seguir ordens.
• Uso obrigatório
É OBRIGATÓRIO o uso de keybinder/hot keyboard, que resultam na agilidade e eficiência nas ações policiais, poupando tempo e facilitando o seu trabalho.
É OBRIGATÓRIO o uso de Teamspeak 3, que resultam na eficiência da comunicação entre os membros da organização.
• Códigos Q
Utiliza-se no Batalhão de Operações Especiais, a fonética de códigos “Q”, permitindo falar no /D ou Teamspeak com maior clareza, evitando problemas e melhorando a comunicação durante uma tarefa policial.
Códigos “Q” mais utilizados – Significados:
QAP – Esta na escuta?
QRD – Qual a sua localização?
QRL – Você esta ocupado?
QRU – Tem algo para mim?
QSL – Entendido/Confirmando/Ok/Afirmativo.
QTH – Local – Localização.
QRR – S.O.S Terrestre – Pedido de Ajuda ou Reforço.
QRV – Estarei a sua disposição.
QSD – Sua transmissão é defeituosa.
QSN – Você me escutou?
QTY – Estou a caminho do local.
QUF – Perigo
• Aplicação de multa
Como oficial, você poderá multar infratores de trânsito, apesar de não ser o papel do BOPE (Há uma grande discordância inclusive entre alguns administradores sobre essa função do Policial, não há em absolutamente nenhum lugar nas regras algo que se refira isso. Partindo do princípio que policiais no LSBR tem esse comando, o mesmo deverá ser usado quando convém). O servidor tem uma tabela fixa de valores de multas:
Expressamente proibido multar novatos em motos alugadas.
Infração | Preço
Excesso de Velocidade | 1500 Reais
Andando sem Cinto de Segurança ou sem Capacete | 3200 reais
Passar sem parar no cruzamento | 5500 reais
Estacionamento Irregular | 6500 reais (Dado ao motorista no momento da infração e/ou a motoristas cometendo infração em um veiculo que não pode ser apreendido)
Furar bloqueio/blitz ou Desobedecer Ordem de Parada de um Agente | PERDA DA CARTEIRA DE MOTORISTA
Direção Perigosa (Contra mão, direção destrutiva, atropelando etc.) | 10000 reais e perda da carteira de motorista
• Regras Gerais
1. Todo Policial antes de sair do Quartel General deve /BATERCARTAO e estar devidamente equipado.
2. Antes de prender, deve-se aplicar o /SU e enviar o /M. Avisando o suspeito que esta sendo Preso.
3. É Proibido utilizar o /SU como forma de brincadeira/ou chat. (EX: /SU [ID] Eu amo ele)
5. Revistar e Verificar a Ficha (/PROCURADOS) de todos que circularem dentro da DP.
4. É Proibido floodar /SU, caso ocorrer, limpar a ficha imediatamente e corrigir o erro. (Tire SS)
6. É Proibido xingar, floodar e discutir nos Chat’s Governamentais. (/D - /R - /AL)
7. Respeitar todos os membros de todas as organizações governamentais independente do cargo.
8. É Proibido matar suspeitos com DB. (Driver By)
9. É Proibido Revistar ou Imobilizar de cima de um veículo.
10. Ao /Revistar, /Bafometro, /Retirar, /Algemar. O suspeito deve estar de /HANDSUP.
11. Em caso de Invasão de local restrito da HQ. Mandar o suspeito sair o mais rápido, caso contrário /SU DOP e /SU INVASAO, mandar voz de prisão. Se o mesmo demonstrar resistência, abra fogo.
12. A permanência de advogados na Delegacia é permitida desde que tenha PRESOS para ajustar. Caso não tenha, ordene que se retire o mais rápido. Caso contrário siga os passos da Regra 11.
13. Deve-se sempre manter 1 policial na Delegacia(Celas). Caso o mesmo precise de ajuda, peça reforço de outro Policial para ajudar no controle das celas.
14. Extremamente PROIBIDO o Policial em serviço se ausentar de suas atividades afins de diversão ou “matar serviço”. Caso não tenha nada para fazer, abasteça as viaturas, organize a HQ, etc. Se realmente não tiver nada, fique de folga.
15. Proibido usar do poder de Policia para beneficio próprio ou de terceiros.
16. Proibido pedir cargo ou “puxar saco” de superiores a fins de benefícios.
17. Proibido burlar o /SU (EX: /SU [ID] TH seu ***). Apenas coloque o Crime cometido.
18. Ao ajustar um Preso. Sempre tenha um motivo e o informe, tire SS também
19. Proibido atirar com arma/munição LETAL nos PRESOS afim de parar o DM. (Nesse caso utiliza-se a Arma TAZER)
• Atos abusivos e proibidos
1. Floodar qualquer tipo de /SU.
2. Utilizar o comando /ALGEMAR em batalha.
3. Aplicar /SU inexistente.
4. Aplicar /SU injustamente. (Dica: Antes de aplicar o /SU, tire SS da infração, assim obtendo uma prova formal contra denuncias)
5. Matar inocentes sem motivos – DM.
6. Abordar um procurado sem o envio do /M.
7. Aplicar /SU após matar o suspeito.
8. Retirar Armas, Drogas, Licenças em batalha.
9. Retirar qualquer objeto do suspeito que NÃO esteja Algemado ou dentro de uma Viatura ou Preso.
10. Utilizar o /GOV, /M e /SU como forma de chat ou comunicação.
11. Utilizar o /PRENDER em batalha.
12. Invadir HQ’s sem motivos e sem /gov.
13. Proibido qualquer ato que envolva a corrupção.
14. Abrir portas e celas para Hitmans, Triads e Gângster.
15. É extremamente proibido atirar em membros da própria ORG (Fogo amigo).
16. Atrapalhar a realização de Rondas, Operações, Blitz e Treinamentos.
• Variações de (/su)speito e formas de aplicação
/SU DESACATO – Aplica-se quando um suspeito desrespeita com palavras uma autoridade policial.
/SU DOP – Quando um suspeito Desrespeita uma Ordem Policial.
/SU FUGA – Quando um suspeito abre fuga da Policia, seja ele procurado ou não.
/SU TH – Tentativa de Homicídio, quando um suspeito tenta matar outra pessoa. (EX: Atirar em um Policial)
/SU DROGAS – Quando um suspeito porta algum tipo de Entorpecente. (Maconha, Crack, Cocaina)
/SU RP – Aplica-se quando um suspeito já procurado, resista a prisão.
/SU CUMPLICE – Caso um suspeito ajude ou participe da fuga de um procurado.
/SU VANDALISMO – Caso um suspeito tente ou destrua algum patrimônio publico/privado.
/SU INVASAO – Caso um suspeito entre em algum local restrito ou tomado pela Policia.
/SU TROTE – Quando um player faz uso incorreto do /servico policia ou relata uma falça denuncia.
/SU ASSALTO – Quando você presencia um Assalto em flagrante. (Proibido utilizar em Terrorista e quando você for a Vitima)
/SU PIA – Porte Ilegal de Armas. Quando um suspeito portar armas sem licenças.
/SU RACHA – Aplica-se em suspeitos que estão realizando Corridas Ilegais de carro/moto.
/SU SUBORNO – Aplica-se quando uma pessoa tenta subornar o policial com quantias em dinheiro ou algo parecido.
/SU AMEAÇA – Aplica-se quando um suspeito ameaçar você ou terceiros. (EX: “PM, vou matar você!”)
/SU SEQUESTRO – Quando você presencia um sequestro. (Não pode ser aplicado quando você for a vitima)
/SU AGRESSAO – Quando um suspeito agride você fisicamente ou você presencie o ato em flagrante.
IMPORTANTE: SEMPRE de /timestamp quando estiver em serviço, sempre tire SS do seu /m ao abordar um suspeito, mesmo que ele tenha sido preso ou não
• Blitz
Blitz são organizadas por Cargos 4+. São realizadas em pontos estratégicos de Los Santos. Ruas, esquinas, avenidas, fronteiras próximas a locais de grande movimentação de pessoas, veículos, drogas, armas e materiais.
Visando melhorar o trânsito de Los Santos, prender foragidos da justiça, apreender drogas e materiais. Como também, autuar e verificar motoristas e suas documentações.
Comandos para Blitz
/BR – Para criar uma Barreira Policial.
/RBR – Para remover uma Barreira Policial.
/PREGOS - Para criar um tapete de pregos.
/RPR - Para remover seu tapete de pregos.
/REVISTAR [ID] – Para realizar a Revista pessoal no suspeito.
/MULTAR – Para multar um suspeito ao cometer alguma infração de trânsito.
/BAFOMETRO – Utilizado para medir o teor alcoólico do suspeito quando dirigindo. (Bafômetro com 0.2 = Bug do Servidor By: Will_Borges)
/ALGEMAR [ID] – Utilizado para algemar um suspeito quando procurado.
/GOV [TEXTO] – Utilizado para Informar a População sobre a Blitz.
/M – Utilizado para avisar/alertar um Suspeito para que o mesmo Pare.
EX: /M Blitz Policial – Pare seu Veículo ao Lado Por Favor.
• Operações
Realizadas para coibir o tráfico de armas, drogas, materiais ou coibir ações de criminosos em atitudes ilegais. A OP mais feita pela Polícia, é a OPERAÇÃO em TERRITÓRIOS, onde invadimos o mesmo em busca de traficantes, armas e drogas.
Regras e ações básicas em operações
Organizadas por Tenentes. Onde o mesmo anuncia a Operação, organiza e divide as tarefas entre os Soldados envolvidos;
Utiliza-se as Viaturas Especiais, que serviram como transporte e proteção da tropa, será pedido apoio aéreo a outras organizações, para locomoção da tropa quando necessário equipar;
Ao sair da HQ, passa-se na Loja de Armas mais próxima, para os Cargos Inferiores equiparem;
Ao chegar no TR. Organiza-se uma Formação, onde o Sargento divide as tarefas/funções de cada Soldado, onde o mesmo vai ficar guardando posição, montar sua /BR e posicionar-se Taticamente;
Quando todos os Soldados estiverem posicionados taticamente e estrategicamente, ambos devem informar via /R ou Teamspeak 3, qualquer tipo de movimentação suspeita nas proximidades do TR;
O piloto ou co-piloto do helicóptero, deve realizar sobrevoos rasantes e táticos em torno do TR, e informar qualquer atividade suspeita e principalmente, localizar suspeitos
Não bugar ou montar /BRs juntas, afim de impedir a passagem total da via;
Quando um CIVIL invadir o local da OP. Mande-o sair, caso contrário, aplica-se /SU DOP e INVASAO, se resistir aplica-se /SU RP, e abra fogo;
Ao término da OP, todos retirarão suas barreiras do local (/rbr), todos devem entrar nas viaturas e se dirigirem para a Delegacia;
Ao chegar no local, o cargo mais alto, encerra-se por definitivo a OP, e segue com as atividades.
• Rondas
Atividade policial mais frequente, onde o principal objetivo é patrulhar a cidade de LS, ruas, avenidas e locais de grande intensidade de tráfico de drogas, abordando pessoas e veículos em atitude suspeita. Pode-se também parar a viatura em uma esquina ou local de grande importância, ex: Banco, Hospital, Loja de Armas, etc.
Organização da Ronda
Motorista: Responsável por conduzir a viatura e enviar o /M e verificar quem é o suspeito a ser abordado
Patrulheiro: Senta ao lado do Motorista, é responsável por aplicar os devidos /SUs e /Revistar suspeitos e requisitar ajuda de outras unidades ou delegacia.
Apoio: Sempre senta nos bancos de traz da Viatura, fica no apoio ajudando a unidade no decorrer da Patrulha Policia, realizando as ações de: Ajudar a verificar os ID’s dos suspeitos, identificar possíveis cúmplices, e principalmente, ajudar a deter os suspeitos, sempre com M4 dentro do carro mirando e Eagle fora do carro mirando na direção dos suspeitos ou veículos a serem abordados ou detidos.
• Captura de procurados
Atividade na qual visa capturar os procurados da justiça que cometam algum delito seja ele grave ou não. A organização da Caça, é a mesma que a Ronda.
Regras importantes
Obrigatório o envio do /M de suspeito Procurado independente do Level de Procura.
Após o envio do /M, caso o suspeito não se render, aplica-se o /SU RP, assim, dando liberdade de não enviar novamente o /M e invalidar a rendição do suspeito.
• Comandos básicos
/R – Rádio de Comunicação entre os policiais.
/D – Rádio de Comunicação com todo o Departamento.
/SU – Comando para colocar Níveis de Procura em uma Suspeito. (EX: /SU [ID] [CRIME])
/FICHA – Utilizado para verificar a Ficha Criminal de um Suspeito. (OBS: Comando bugado)
/PRENDER – Utilizado para Prender um Procurado. (EX: /Prender [ID] [TEMPO] - Máximo 20min)
/REVISTAR – Utilizado para Revistar um Suspeito em busca de algo ilegal. (EX: /Revistar [ID])
/RETIRAR – Utilizado para Retirar Licenças, Drogas, Materiais, Armas, etc. (EX: /Retirar Drogas [ID])
/MULTAR – Utilizado na Aplicação de Multas para infratores. (EX: /Multar [ID] [VALOR] [MOTIVO])
/GOV – Utilizado para Anunciar informações, como Operações, Testes, etc. (EX: /GOV [Texto])
/ARROMBAR – Utilizado para Arrombar portas de residências em busca de algo ilegal. (EX: /Arrombar)
/ARROMBAREMP - Utilizado para arrombar portas de empresas trancadas pelo dono
/BATERCARTAO – Utilizado para o COP entrar em Serviço, adquirindo assim seus Comandos.
/EQUIPAR – Utilizado para o COP adquirir seus Equipamentos (Conforme o Cargo) como Armas e Colete.
/M – Utilizado para AVISAR/ALERTAR um suspeito. (EX: /M Aqui é a Policia! Pare o Veículo e Saia com /HANDSUP])
/ALGEMAR – Utilizado para Algemar um Suspeito com /HANDSUP. (EX: /Algemar [ID])
/PROCURADOS – Utilizado para visualizar a Lista de Suspeitos Procurados de LS. (EX: /Procurados)
/BR - Utilizado para colocar barreira de bloqueio em Operação e Blitz.
/RBR - Utilizado para remover sua barreira de bloqueio.
/PREGOS - Utilizado para colocar tapetes de pregos em Operações e Blitz.
/RPR - Utilizado para remover seu tapete de pregos.
/ABRIRPORTA - Utilizado para abrir as portas automáticas da Delegacia
/FECHARPORTA - Utilizado para fechar as portas automáticas da Delegacia
/ABRIRCELA - Utilizado para abrir as celas da Delegacia (Apenas com autorização de cargo 3+)
/FECHARCELA - Utilizado para fechar as celas da Delegacia
/BAFOMETRO - Utilizado para medir o nível de alcool no sangue do suspeito
• Cargos e suas funções
Cargo 1 (Recruta) - Responsável pela organização do Quartel, abastece viaturas e as repara.
Cargo 2 (Soldado) - Novato evoluindo na organização, já pode organizar rondas/caças.
Cargo 3 (Cabo) - Membro mediano na organização, já auxilia o Sargento responsável nos treinamentos.
Cargo 4 (Sargento) - Responsável pelo treinamentos dos membros Soldados e Recrutas, o mesmo alerta o Tenente/Capitão qual membro merece promoção.
Cargo 5 (Tenente) - Administração do Batalhão de Operações Especiais, coleta informações gerais sobre a organização e seus membros para passá-las ao líder.
• Quartel General do Batalhão de Operações Especiais
O Quartel General do B.O.P.E, ou HQ, ficará sob a responsabilidade de um Recruta, ele terá o dever de checar os presos, as celas, dos ajustes a presos que estejam cometendo algum tipo de infração e até DM, ele também receberá denuncias contra membros da organização, receberá denúncias de crimes, fará a revista de advogados e observará a ação de policiais corruptos, transmitindo as informações ao cargo mais alto online, se não houver, o policial deverá ordenar que o corrupto saia, se não sair, abra fogo e comunique o mais rápido o possível a um superior. O policial de plantão também poderá ser solicitado para apoio as patrulhas espalhadas pela cidade, para isso usará a viatura de apoio (NRG-500)
• Viaturas
Dentro do Quartel General do BOPE possuimos um total de aproximadamente dezoito veículos sendo:
Seis NRG-500
Cinco LSPD
Dois FBI Ranchers
Dois Enforcers
Um SWAT
Um Police Rancher
Dois Police Mavericks
Um Securicar
Sobre os Veículos
NRG-500(Soldado) - Deve ser utilizada apenas como veículo de apoio em operações ou rondas, não deve ser utilizado para motivos pessoais.
LSPD(Soldado) - Utilizadas apenas em rondas e operações com a permissão de um Sargento.
FBI Rancher(Tenente) - Utilizado apenas para a locomoção do Tenente ou Capitão.
Enforcer(Cabo) - Apenas para operações, este veículo é utilizado para equipar-se.
SWAT(Soldado) - Utilizado em contenções de manifestações ou de protestos.
Police Rancher(Sargento) - Utilizado para a locomoção dos Sargentos, Tenentes ou Capitão.
Police Mavericks(Sargento) - Veículo de locomoção aérea utilizado para atingir locais altos ou para sobrevoar operações para dar apoio.
Securicar(Soldado) - Utilizado para diversos treinamentos.
Cuidados básicos
1. Viaturas Oficiais não são utilizadas para passeios ou locomoção fora dos objetivos do BOPE.
2. Ao ver uma viatura inutilizada atrapalhando o trânsito, estacione a mesma.
3. Ao término do uso de uma viatura repare e estacione a mesma em seu local de origem.
4. Para melhor andamento da caça/ronda, sempre deixe sua viatura reparada e abastecida, se possível blindada.
• Ouvidoria
A Ouvidoria consiste em caso algum jogador veja um membro do BOPE infringindo regras da organização, denuncie o mesmo no tópico com o seguinte esquema mostrado abaixo:
Nick In-game:
Nick do Denunciado:
Descrição do ocorrido:
Provas:
Após isto, o jogador denunciado poderá provar sua inocência, caso não prove as punições serão aplicadas.
• Treinamentos
Os treinamentos serão focados nos finais de semana, onde a cada final de semana do mês treinaremos coisas novas para melhorar as habilidades dos membros da equipe. Nas primeiras semanas serão treinos para dividir a organização em grupos de elite.
• Unidade de Intervenção Tática
UIT é a fração destinada exclusivamente a resgate de reféns e contraterrorismo do BOPE. Desde 2000 até 2012, mais de 200 reféns foram resgatados ilesos em casos de sequestro, tendo apenas dois casos com resultado letal. 80% dos casos são resolvidos com o uso da negociação. Desde o sequestro do ônibus 174, o BOPE nunca perdeu um refém.
Embora a UIT seja oficialmente parte do batalhão, ela possui um Númod Cinófilo (Nu Ci) que, como indica o nome, é responsável por atividades caninas. Essa equipe é formada integralmente por agentes do Batalhão de Ações com Cães, também do COE.
Grupo de Negociação e Análise
O GNA é a equipe especializada em negociação numa situação de crise, em virtude de proporcionar uma solução pacífica. O BOPE possui uma psicóloga que desenvolve um importante papel de assessoramento ao negociador e ao gerente da crise, dando suporte técnico e definindo o perfil psicológico do causador da crise. O treinamento desse grupo é realizado a partir de estudos de casos e simulações de ocorrências. Sendo assim, este grupo é utilizado nas negociações em situações com reféns, terrorismo. Ou para analisar os territórios ou locais antes do grupo de Retomada e Resgate agir.
Grupo de Atiradores de Precisão
O GAP é formado por policiais altamente especializados na área de tiros de precisão. Os atiradores são uma ferramenta fundamental de observação e coleta de informações do ambiente de crise. Os policiais que formam esse grupo utilizam armamento diferenciado, aferido meticulosamente. Cada sniper possui um treinamento fixo de 4 horas por dia, mas só é considerado especializado após 5 anos de serviço, e treina para atingir uma moeda, uma bala ou um alvo a 100 metros. Em 2009, o BOPE contava com 15 atiradores. Essa equipe em especial será utilizada para verificar as áreas e ficarem posicionados de forma com que cubram todo o perímetro, dificultando assim a ação do inimigo sob nossos membros.
Grupo de Retomada e Resgate
O GRR é empregado quando as outras táticas alternativas não são suficientes para a resolução da crise. O treinamento e a execução das entradas táticas podem ocorrer em ambientes como edificações, ônibus, metrô, embarcações, trem, etc. A fim de contar com policiais militares altamente capacitados, o treinamento dos Operadores que compõem o Grupo é constante, pois trata-se de uma atividade de altíssimo risco. Quando há necessidade de intervenção, o GRR usa armas não-letais. Esse consiste em nossa tropa terrestre, onde invade os locais e eliminam os inimigos ou alvos.
• Salário e promoções
O salário de um membro será avaliado e calculado conforme o desempenho e merecimento do mesmo. Quanto as promoções, terão testes teóricos e práticos ao decorrer do tempo que irão avaliar o membro para ver se está apto a seguir carreira no BOPE.
- Origem
- O que é?
- Recrutamento
- Requisitos
- Uso obrigatório
- Códigos Q
- Aplicação de multa
- Regras Gerais
- Atos abusivos e proibidos
- Variações de (/su)speito e formas de aplicação
- Blitz
- Operações
- Rondas
- Captura de procurados
- Comandos básicos
- Cargos e suas funções
- Quartel General
- Viaturas e seus cuidados
- Ouvidoria
- Treinamentos
- Unidade de Intervenção Tática
- Salário e Promoções
• Origem
A ideia de um grupo de policiais que fossem especificamente treinados para atuar em situações de extremo risco surgiu após o trágico desfecho da ocorrência com reféns no Instituto Penal Evaristo de Moraes, em 1974. Na ocasião o diretor do presídio, o Major PM Darcy Bittencourt, que era mantido refém pelos criminosos que tentavam fuga, foi morto juntamente com alguns presos após a intervenção da força policial. Foi criado em 19 de janeiro de 1978, pelo Boletim da Polícia Militar n° 014 da mesma data como Númod da Companhia de Operações Especiais (NuCOE), através de um projeto elaborado e apresentado pelo capitão PM Paulo César de Amendola de Souza, que presenciou a crise, ao então comandante-geral da PMERJ, coronel Mário José Sotero de Menezes. O NuCOE era formado por policiais voluntários, dotados de comprovada integridade moral, e alguns possuíam especialização nas Forças Armadas, tais como o Estágio de Operações Especiais, o Curso de Guerra na Selva (ambos do Exército) e o Curso de Contra Guerrilha (CONGUE), dos Comandos Anfíbios. Funcionava em um acampamento nas dependências CFAP-31 em Sulacap, na zona norte do Rio, e era subordinado operacionalmente ao chefe do Estado-Maior da PMERJ. Eram 12 barracas para cerca de 30 policiais.
Em 1980 passou a ter como símbolo a caveira trespassada por um punhal, ornado por duas garruchas cruzadas.
Pelo Boletim da PM n° 33, de 7 de abril de 1982, por resolução do comandante-geral, o NuCOE passou a funcionar nas instalações do Batalhão de Polícia de Choque, fazendo parte da orgânica daquela unidade e recebendo a designação de Companhia de Operações Especiais (COE).
Em 27 de junho de 1984, através da publicação em Boletim da PM n° 120, a COE passou a ser denominada Númod de Companhia Independente de Operações Especiais (NuCIOE), funcionando nas instalações físicas do Regimento Marechal Caetano de Farias, ficando subordinado apenas administrativamente ao BPChq, retornando sua subordinação operacional ao chefe do EMG.
Pelo decreto-lei n° 11.094 de 23 de março de 1988, foi criada a Companhia Independente de Operações Especiais (CIOE), com suas missões próprias em todo o Estado do Rio de Janeiro, que seriam determinadas pelo comandante-geral. Nesse mesmo ano, ocorreu o seu batismo de fogo para operações em favelas, quando foram chamados para resolver uma guerra para controle de bocas de fumo na Rocinha.
Finalmente, pelo decreto n° 16.374 de 1 de março de 1991, deu-se a criação do Batalhão de Operações Policiais Especiais (BOPE), ficando extinto a CIOE.
• O que é?
O Batalhão de Operações Policiais Especiais (BOPE) é uma força de intervenção da Polícia Militar do Estado do Rio de Janeiro responsável por atuar em situações críticas, sendo a reserva tática de pronto emprego da Corporação. Seu efetivo é voluntário, formado por policiais de elevado preparo técnico, tático e psicológico.
Hoje o BOPE é um batalhão conhecido em todo o Brasil e também fora dele. Com mais de três décadas de existência, com trajetória ampla e diversificada, na busca constante da excelência operacional.
• Recrutamento
O recrutamento para o Batalhão de Operações Especiais funcionará de maneira diferente aos testes de recrutamento das organizações. Nós não aceitaremos testes ligando para o líder, como o BOPE é uma tropa de elite da Polícia Militar, o indivíduo que tiver ambição de entrar na organização deverá ter um tempo como policial, quando tiver uma grande experiência na área, buscar o líder para pedir a transferência. Com a transferência aceita, seu teste será agendado e comunicado pelo líder.
• Requisitos
Para ter chances de entrar para o BOPE você deve ter os seguintes requisitos:
- Possuir level igual ou superior a cinco.
- Possuir grande experiência como Policial.
- Ser um jogador RPG.
- Ser um jogador ativo dentro do jogo.
- Ser habilidoso em combate direto. (1x1)
- Ser um bom ouvinte.
- Ter boa reputação dentro do servidor.
- Prestativo.
- Paciente e calmo.
- Habilidade de trabalho em equipe.
- Habilidade de seguir ordens.
• Uso obrigatório
É OBRIGATÓRIO o uso de keybinder/hot keyboard, que resultam na agilidade e eficiência nas ações policiais, poupando tempo e facilitando o seu trabalho.
É OBRIGATÓRIO o uso de Teamspeak 3, que resultam na eficiência da comunicação entre os membros da organização.
• Códigos Q
Utiliza-se no Batalhão de Operações Especiais, a fonética de códigos “Q”, permitindo falar no /D ou Teamspeak com maior clareza, evitando problemas e melhorando a comunicação durante uma tarefa policial.
Códigos “Q” mais utilizados – Significados:
QAP – Esta na escuta?
QRD – Qual a sua localização?
QRL – Você esta ocupado?
QRU – Tem algo para mim?
QSL – Entendido/Confirmando/Ok/Afirmativo.
QTH – Local – Localização.
QRR – S.O.S Terrestre – Pedido de Ajuda ou Reforço.
QRV – Estarei a sua disposição.
QSD – Sua transmissão é defeituosa.
QSN – Você me escutou?
QTY – Estou a caminho do local.
QUF – Perigo
• Aplicação de multa
Como oficial, você poderá multar infratores de trânsito, apesar de não ser o papel do BOPE (Há uma grande discordância inclusive entre alguns administradores sobre essa função do Policial, não há em absolutamente nenhum lugar nas regras algo que se refira isso. Partindo do princípio que policiais no LSBR tem esse comando, o mesmo deverá ser usado quando convém). O servidor tem uma tabela fixa de valores de multas:
Expressamente proibido multar novatos em motos alugadas.
Infração | Preço
Excesso de Velocidade | 1500 Reais
Andando sem Cinto de Segurança ou sem Capacete | 3200 reais
Passar sem parar no cruzamento | 5500 reais
Estacionamento Irregular | 6500 reais (Dado ao motorista no momento da infração e/ou a motoristas cometendo infração em um veiculo que não pode ser apreendido)
Furar bloqueio/blitz ou Desobedecer Ordem de Parada de um Agente | PERDA DA CARTEIRA DE MOTORISTA
Direção Perigosa (Contra mão, direção destrutiva, atropelando etc.) | 10000 reais e perda da carteira de motorista
• Regras Gerais
1. Todo Policial antes de sair do Quartel General deve /BATERCARTAO e estar devidamente equipado.
2. Antes de prender, deve-se aplicar o /SU e enviar o /M. Avisando o suspeito que esta sendo Preso.
3. É Proibido utilizar o /SU como forma de brincadeira/ou chat. (EX: /SU [ID] Eu amo ele)
5. Revistar e Verificar a Ficha (/PROCURADOS) de todos que circularem dentro da DP.
4. É Proibido floodar /SU, caso ocorrer, limpar a ficha imediatamente e corrigir o erro. (Tire SS)
6. É Proibido xingar, floodar e discutir nos Chat’s Governamentais. (/D - /R - /AL)
7. Respeitar todos os membros de todas as organizações governamentais independente do cargo.
8. É Proibido matar suspeitos com DB. (Driver By)
9. É Proibido Revistar ou Imobilizar de cima de um veículo.
10. Ao /Revistar, /Bafometro, /Retirar, /Algemar. O suspeito deve estar de /HANDSUP.
11. Em caso de Invasão de local restrito da HQ. Mandar o suspeito sair o mais rápido, caso contrário /SU DOP e /SU INVASAO, mandar voz de prisão. Se o mesmo demonstrar resistência, abra fogo.
12. A permanência de advogados na Delegacia é permitida desde que tenha PRESOS para ajustar. Caso não tenha, ordene que se retire o mais rápido. Caso contrário siga os passos da Regra 11.
13. Deve-se sempre manter 1 policial na Delegacia(Celas). Caso o mesmo precise de ajuda, peça reforço de outro Policial para ajudar no controle das celas.
14. Extremamente PROIBIDO o Policial em serviço se ausentar de suas atividades afins de diversão ou “matar serviço”. Caso não tenha nada para fazer, abasteça as viaturas, organize a HQ, etc. Se realmente não tiver nada, fique de folga.
15. Proibido usar do poder de Policia para beneficio próprio ou de terceiros.
16. Proibido pedir cargo ou “puxar saco” de superiores a fins de benefícios.
17. Proibido burlar o /SU (EX: /SU [ID] TH seu ***). Apenas coloque o Crime cometido.
18. Ao ajustar um Preso. Sempre tenha um motivo e o informe, tire SS também
19. Proibido atirar com arma/munição LETAL nos PRESOS afim de parar o DM. (Nesse caso utiliza-se a Arma TAZER)
• Atos abusivos e proibidos
1. Floodar qualquer tipo de /SU.
2. Utilizar o comando /ALGEMAR em batalha.
3. Aplicar /SU inexistente.
4. Aplicar /SU injustamente. (Dica: Antes de aplicar o /SU, tire SS da infração, assim obtendo uma prova formal contra denuncias)
5. Matar inocentes sem motivos – DM.
6. Abordar um procurado sem o envio do /M.
7. Aplicar /SU após matar o suspeito.
8. Retirar Armas, Drogas, Licenças em batalha.
9. Retirar qualquer objeto do suspeito que NÃO esteja Algemado ou dentro de uma Viatura ou Preso.
10. Utilizar o /GOV, /M e /SU como forma de chat ou comunicação.
11. Utilizar o /PRENDER em batalha.
12. Invadir HQ’s sem motivos e sem /gov.
13. Proibido qualquer ato que envolva a corrupção.
14. Abrir portas e celas para Hitmans, Triads e Gângster.
15. É extremamente proibido atirar em membros da própria ORG (Fogo amigo).
16. Atrapalhar a realização de Rondas, Operações, Blitz e Treinamentos.
• Variações de (/su)speito e formas de aplicação
/SU DESACATO – Aplica-se quando um suspeito desrespeita com palavras uma autoridade policial.
/SU DOP – Quando um suspeito Desrespeita uma Ordem Policial.
/SU FUGA – Quando um suspeito abre fuga da Policia, seja ele procurado ou não.
/SU TH – Tentativa de Homicídio, quando um suspeito tenta matar outra pessoa. (EX: Atirar em um Policial)
/SU DROGAS – Quando um suspeito porta algum tipo de Entorpecente. (Maconha, Crack, Cocaina)
/SU RP – Aplica-se quando um suspeito já procurado, resista a prisão.
/SU CUMPLICE – Caso um suspeito ajude ou participe da fuga de um procurado.
/SU VANDALISMO – Caso um suspeito tente ou destrua algum patrimônio publico/privado.
/SU INVASAO – Caso um suspeito entre em algum local restrito ou tomado pela Policia.
/SU TROTE – Quando um player faz uso incorreto do /servico policia ou relata uma falça denuncia.
/SU ASSALTO – Quando você presencia um Assalto em flagrante. (Proibido utilizar em Terrorista e quando você for a Vitima)
/SU PIA – Porte Ilegal de Armas. Quando um suspeito portar armas sem licenças.
/SU RACHA – Aplica-se em suspeitos que estão realizando Corridas Ilegais de carro/moto.
/SU SUBORNO – Aplica-se quando uma pessoa tenta subornar o policial com quantias em dinheiro ou algo parecido.
/SU AMEAÇA – Aplica-se quando um suspeito ameaçar você ou terceiros. (EX: “PM, vou matar você!”)
/SU SEQUESTRO – Quando você presencia um sequestro. (Não pode ser aplicado quando você for a vitima)
/SU AGRESSAO – Quando um suspeito agride você fisicamente ou você presencie o ato em flagrante.
IMPORTANTE: SEMPRE de /timestamp quando estiver em serviço, sempre tire SS do seu /m ao abordar um suspeito, mesmo que ele tenha sido preso ou não
• Blitz
Blitz são organizadas por Cargos 4+. São realizadas em pontos estratégicos de Los Santos. Ruas, esquinas, avenidas, fronteiras próximas a locais de grande movimentação de pessoas, veículos, drogas, armas e materiais.
Visando melhorar o trânsito de Los Santos, prender foragidos da justiça, apreender drogas e materiais. Como também, autuar e verificar motoristas e suas documentações.
Comandos para Blitz
/BR – Para criar uma Barreira Policial.
/RBR – Para remover uma Barreira Policial.
/PREGOS - Para criar um tapete de pregos.
/RPR - Para remover seu tapete de pregos.
/REVISTAR [ID] – Para realizar a Revista pessoal no suspeito.
/MULTAR – Para multar um suspeito ao cometer alguma infração de trânsito.
/BAFOMETRO – Utilizado para medir o teor alcoólico do suspeito quando dirigindo. (Bafômetro com 0.2 = Bug do Servidor By: Will_Borges)
/ALGEMAR [ID] – Utilizado para algemar um suspeito quando procurado.
/GOV [TEXTO] – Utilizado para Informar a População sobre a Blitz.
/M – Utilizado para avisar/alertar um Suspeito para que o mesmo Pare.
EX: /M Blitz Policial – Pare seu Veículo ao Lado Por Favor.
• Operações
Realizadas para coibir o tráfico de armas, drogas, materiais ou coibir ações de criminosos em atitudes ilegais. A OP mais feita pela Polícia, é a OPERAÇÃO em TERRITÓRIOS, onde invadimos o mesmo em busca de traficantes, armas e drogas.
Regras e ações básicas em operações
Organizadas por Tenentes. Onde o mesmo anuncia a Operação, organiza e divide as tarefas entre os Soldados envolvidos;
Utiliza-se as Viaturas Especiais, que serviram como transporte e proteção da tropa, será pedido apoio aéreo a outras organizações, para locomoção da tropa quando necessário equipar;
Ao sair da HQ, passa-se na Loja de Armas mais próxima, para os Cargos Inferiores equiparem;
Ao chegar no TR. Organiza-se uma Formação, onde o Sargento divide as tarefas/funções de cada Soldado, onde o mesmo vai ficar guardando posição, montar sua /BR e posicionar-se Taticamente;
Quando todos os Soldados estiverem posicionados taticamente e estrategicamente, ambos devem informar via /R ou Teamspeak 3, qualquer tipo de movimentação suspeita nas proximidades do TR;
O piloto ou co-piloto do helicóptero, deve realizar sobrevoos rasantes e táticos em torno do TR, e informar qualquer atividade suspeita e principalmente, localizar suspeitos
Não bugar ou montar /BRs juntas, afim de impedir a passagem total da via;
Quando um CIVIL invadir o local da OP. Mande-o sair, caso contrário, aplica-se /SU DOP e INVASAO, se resistir aplica-se /SU RP, e abra fogo;
Ao término da OP, todos retirarão suas barreiras do local (/rbr), todos devem entrar nas viaturas e se dirigirem para a Delegacia;
Ao chegar no local, o cargo mais alto, encerra-se por definitivo a OP, e segue com as atividades.
• Rondas
Atividade policial mais frequente, onde o principal objetivo é patrulhar a cidade de LS, ruas, avenidas e locais de grande intensidade de tráfico de drogas, abordando pessoas e veículos em atitude suspeita. Pode-se também parar a viatura em uma esquina ou local de grande importância, ex: Banco, Hospital, Loja de Armas, etc.
Organização da Ronda
Motorista: Responsável por conduzir a viatura e enviar o /M e verificar quem é o suspeito a ser abordado
Patrulheiro: Senta ao lado do Motorista, é responsável por aplicar os devidos /SUs e /Revistar suspeitos e requisitar ajuda de outras unidades ou delegacia.
Apoio: Sempre senta nos bancos de traz da Viatura, fica no apoio ajudando a unidade no decorrer da Patrulha Policia, realizando as ações de: Ajudar a verificar os ID’s dos suspeitos, identificar possíveis cúmplices, e principalmente, ajudar a deter os suspeitos, sempre com M4 dentro do carro mirando e Eagle fora do carro mirando na direção dos suspeitos ou veículos a serem abordados ou detidos.
• Captura de procurados
Atividade na qual visa capturar os procurados da justiça que cometam algum delito seja ele grave ou não. A organização da Caça, é a mesma que a Ronda.
Regras importantes
Obrigatório o envio do /M de suspeito Procurado independente do Level de Procura.
Após o envio do /M, caso o suspeito não se render, aplica-se o /SU RP, assim, dando liberdade de não enviar novamente o /M e invalidar a rendição do suspeito.
• Comandos básicos
/R – Rádio de Comunicação entre os policiais.
/D – Rádio de Comunicação com todo o Departamento.
/SU – Comando para colocar Níveis de Procura em uma Suspeito. (EX: /SU [ID] [CRIME])
/FICHA – Utilizado para verificar a Ficha Criminal de um Suspeito. (OBS: Comando bugado)
/PRENDER – Utilizado para Prender um Procurado. (EX: /Prender [ID] [TEMPO] - Máximo 20min)
/REVISTAR – Utilizado para Revistar um Suspeito em busca de algo ilegal. (EX: /Revistar [ID])
/RETIRAR – Utilizado para Retirar Licenças, Drogas, Materiais, Armas, etc. (EX: /Retirar Drogas [ID])
/MULTAR – Utilizado na Aplicação de Multas para infratores. (EX: /Multar [ID] [VALOR] [MOTIVO])
/GOV – Utilizado para Anunciar informações, como Operações, Testes, etc. (EX: /GOV [Texto])
/ARROMBAR – Utilizado para Arrombar portas de residências em busca de algo ilegal. (EX: /Arrombar)
/ARROMBAREMP - Utilizado para arrombar portas de empresas trancadas pelo dono
/BATERCARTAO – Utilizado para o COP entrar em Serviço, adquirindo assim seus Comandos.
/EQUIPAR – Utilizado para o COP adquirir seus Equipamentos (Conforme o Cargo) como Armas e Colete.
/M – Utilizado para AVISAR/ALERTAR um suspeito. (EX: /M Aqui é a Policia! Pare o Veículo e Saia com /HANDSUP])
/ALGEMAR – Utilizado para Algemar um Suspeito com /HANDSUP. (EX: /Algemar [ID])
/PROCURADOS – Utilizado para visualizar a Lista de Suspeitos Procurados de LS. (EX: /Procurados)
/BR - Utilizado para colocar barreira de bloqueio em Operação e Blitz.
/RBR - Utilizado para remover sua barreira de bloqueio.
/PREGOS - Utilizado para colocar tapetes de pregos em Operações e Blitz.
/RPR - Utilizado para remover seu tapete de pregos.
/ABRIRPORTA - Utilizado para abrir as portas automáticas da Delegacia
/FECHARPORTA - Utilizado para fechar as portas automáticas da Delegacia
/ABRIRCELA - Utilizado para abrir as celas da Delegacia (Apenas com autorização de cargo 3+)
/FECHARCELA - Utilizado para fechar as celas da Delegacia
/BAFOMETRO - Utilizado para medir o nível de alcool no sangue do suspeito
• Cargos e suas funções
Cargo 1 (Recruta) - Responsável pela organização do Quartel, abastece viaturas e as repara.
Cargo 2 (Soldado) - Novato evoluindo na organização, já pode organizar rondas/caças.
Cargo 3 (Cabo) - Membro mediano na organização, já auxilia o Sargento responsável nos treinamentos.
Cargo 4 (Sargento) - Responsável pelo treinamentos dos membros Soldados e Recrutas, o mesmo alerta o Tenente/Capitão qual membro merece promoção.
Cargo 5 (Tenente) - Administração do Batalhão de Operações Especiais, coleta informações gerais sobre a organização e seus membros para passá-las ao líder.
• Quartel General do Batalhão de Operações Especiais
O Quartel General do B.O.P.E, ou HQ, ficará sob a responsabilidade de um Recruta, ele terá o dever de checar os presos, as celas, dos ajustes a presos que estejam cometendo algum tipo de infração e até DM, ele também receberá denuncias contra membros da organização, receberá denúncias de crimes, fará a revista de advogados e observará a ação de policiais corruptos, transmitindo as informações ao cargo mais alto online, se não houver, o policial deverá ordenar que o corrupto saia, se não sair, abra fogo e comunique o mais rápido o possível a um superior. O policial de plantão também poderá ser solicitado para apoio as patrulhas espalhadas pela cidade, para isso usará a viatura de apoio (NRG-500)
• Viaturas
Dentro do Quartel General do BOPE possuimos um total de aproximadamente dezoito veículos sendo:
Seis NRG-500
Cinco LSPD
Dois FBI Ranchers
Dois Enforcers
Um SWAT
Um Police Rancher
Dois Police Mavericks
Um Securicar
Sobre os Veículos
NRG-500(Soldado) - Deve ser utilizada apenas como veículo de apoio em operações ou rondas, não deve ser utilizado para motivos pessoais.
LSPD(Soldado) - Utilizadas apenas em rondas e operações com a permissão de um Sargento.
FBI Rancher(Tenente) - Utilizado apenas para a locomoção do Tenente ou Capitão.
Enforcer(Cabo) - Apenas para operações, este veículo é utilizado para equipar-se.
SWAT(Soldado) - Utilizado em contenções de manifestações ou de protestos.
Police Rancher(Sargento) - Utilizado para a locomoção dos Sargentos, Tenentes ou Capitão.
Police Mavericks(Sargento) - Veículo de locomoção aérea utilizado para atingir locais altos ou para sobrevoar operações para dar apoio.
Securicar(Soldado) - Utilizado para diversos treinamentos.
Cuidados básicos
1. Viaturas Oficiais não são utilizadas para passeios ou locomoção fora dos objetivos do BOPE.
2. Ao ver uma viatura inutilizada atrapalhando o trânsito, estacione a mesma.
3. Ao término do uso de uma viatura repare e estacione a mesma em seu local de origem.
4. Para melhor andamento da caça/ronda, sempre deixe sua viatura reparada e abastecida, se possível blindada.
• Ouvidoria
A Ouvidoria consiste em caso algum jogador veja um membro do BOPE infringindo regras da organização, denuncie o mesmo no tópico com o seguinte esquema mostrado abaixo:
Nick In-game:
Nick do Denunciado:
Descrição do ocorrido:
Provas:
Após isto, o jogador denunciado poderá provar sua inocência, caso não prove as punições serão aplicadas.
• Treinamentos
Os treinamentos serão focados nos finais de semana, onde a cada final de semana do mês treinaremos coisas novas para melhorar as habilidades dos membros da equipe. Nas primeiras semanas serão treinos para dividir a organização em grupos de elite.
• Unidade de Intervenção Tática
UIT é a fração destinada exclusivamente a resgate de reféns e contraterrorismo do BOPE. Desde 2000 até 2012, mais de 200 reféns foram resgatados ilesos em casos de sequestro, tendo apenas dois casos com resultado letal. 80% dos casos são resolvidos com o uso da negociação. Desde o sequestro do ônibus 174, o BOPE nunca perdeu um refém.
Embora a UIT seja oficialmente parte do batalhão, ela possui um Númod Cinófilo (Nu Ci) que, como indica o nome, é responsável por atividades caninas. Essa equipe é formada integralmente por agentes do Batalhão de Ações com Cães, também do COE.
Grupo de Negociação e Análise
O GNA é a equipe especializada em negociação numa situação de crise, em virtude de proporcionar uma solução pacífica. O BOPE possui uma psicóloga que desenvolve um importante papel de assessoramento ao negociador e ao gerente da crise, dando suporte técnico e definindo o perfil psicológico do causador da crise. O treinamento desse grupo é realizado a partir de estudos de casos e simulações de ocorrências. Sendo assim, este grupo é utilizado nas negociações em situações com reféns, terrorismo. Ou para analisar os territórios ou locais antes do grupo de Retomada e Resgate agir.
Grupo de Atiradores de Precisão
O GAP é formado por policiais altamente especializados na área de tiros de precisão. Os atiradores são uma ferramenta fundamental de observação e coleta de informações do ambiente de crise. Os policiais que formam esse grupo utilizam armamento diferenciado, aferido meticulosamente. Cada sniper possui um treinamento fixo de 4 horas por dia, mas só é considerado especializado após 5 anos de serviço, e treina para atingir uma moeda, uma bala ou um alvo a 100 metros. Em 2009, o BOPE contava com 15 atiradores. Essa equipe em especial será utilizada para verificar as áreas e ficarem posicionados de forma com que cubram todo o perímetro, dificultando assim a ação do inimigo sob nossos membros.
Grupo de Retomada e Resgate
O GRR é empregado quando as outras táticas alternativas não são suficientes para a resolução da crise. O treinamento e a execução das entradas táticas podem ocorrer em ambientes como edificações, ônibus, metrô, embarcações, trem, etc. A fim de contar com policiais militares altamente capacitados, o treinamento dos Operadores que compõem o Grupo é constante, pois trata-se de uma atividade de altíssimo risco. Quando há necessidade de intervenção, o GRR usa armas não-letais. Esse consiste em nossa tropa terrestre, onde invade os locais e eliminam os inimigos ou alvos.
• Salário e promoções
O salário de um membro será avaliado e calculado conforme o desempenho e merecimento do mesmo. Quanto as promoções, terão testes teóricos e práticos ao decorrer do tempo que irão avaliar o membro para ver se está apto a seguir carreira no BOPE.